As Águas Termais da Nossa Região Trazem Benefícios à Saúde
Por LUÍS CLAUDIO CALDAS
Vital para a nossa sobrevivência, a água também pode ser uma aliada na cura de diversos problemas de saúde. As termais, ricas em componentes como minerais e gases, são usadas de forma terapêutica em complemento a outros tratamentos. O termalismo ou crenoterapia se utiliza de banhos, duchas, massagens, nebulizações, inalações, sauna, gargarejos e ingestão como forma de tratamento. Também pode utilizar de recursos naturais achados nas estâncias termais, como a lama, os vapores e os gases.
O médico reumatologista Dr. Marcos Untura Filho é um dos que receita o tratamento termal aos seus pacientes. “A medicina não vê o termalismo como prática integrativa complementar, sendo que europeus e asiáticos estão sempre estudando”.
A medicina mostra que as águas termais são boas no tratamento de doenças reumatológicas, respiratórias, neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, digestivas e de pele. Para cada problema, há uma água. As encontradas em Poços de Caldas são usadas nos tratamentos reumáticos e dermatológicos, além de tranquilizantes e sedativas. Antigamente os tratamentos duravam até quatro meses, hoje são mais curtos, de até 21 dias.
Prescrição Médica – As águas termais são aliadas em diversos tratamentos de saúde
(fonte: Prefeitura de Caldas)
TERMALISMO SOCIAL EM CALDAS
Por muito tempo sinônimo de turismo e de diversão aos finais de semana e feriados, o Balneário Reynaldo de Oliveira Pimenta, no distrito de Pocinhos do Rio Verde, em Caldas, volta a ter uma função medicinal, e também, social. Pioneira em Minas Gerais, a cidade aprovou uma lei no fim de 2021 que visa a oferecer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) tratamentos com águas termais.
Os diagnosticados como fibromialgia, dores crônicas e problemas de saúde mental, estão sendo encaminhados para a clínica que funciona dentro do Balneário. O tratamento tem duração de dois meses.
A iniciativa de Caldas foi reconhecida por especialistas e associações ligadas ao termalismo, como a Organização Mundial de Termalismo (OMTh). Atualmente somente os estados de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina reconhecem as ‘Estâncias Termais’ como ‘locais especiais’.
Balneário Pocinhos do Rio Verde – Tratamentos médicos pelo SUS
(foto: Prefeitura de Caldas)
Para o geólogo e vice-presidente da OMTh, Dr. Fábio Lazzerini, leis como a aprovada em Caldas podem auxiliar os profissionais em estudos clínicos nos benefícios e na indicação das águas. Também ressaltou sua importância de fundamentar os tratamentos através das águas medicinais pelos SUS e na atenção básica da saúde.
Leia Também – As Potencialidades Termais – por Jussara Marrichi
As Fontes de Águas da Prata
Entre os estados de Minas e São Paulo, a cidade de Águas da Prata cresceu em torno do turismo termal também. Espalhadas pelo município, as fontes são procuradas pelas propriedades medicinais. A Fonte do Vilela, contém a água mais radioativa das Américas.
Há ainda, a Fonte da Platina, com água mineral e fluoretada, o que deixa ela mais leve. Por estar localizada nas rochas subterrâneas, torna-se diferenciada pela quantidade de minerais, entre eles, o flúor. Ali a água é envasada e comercializada no mercado paulista.
Fonte Platina – água com gosto saudável