Biotecnologia Vegetal Promete Plantas mais Resistentes nas Lavouras
Por Luís Claudio Caldas
Ter uma muda ou planta de alta qualidade e livres de pragas é o que a biotecnologia vegetal vem a oferecer. Engenharia esta que fez de Andradas ser referência no assunto, há mais de 30 anos. Com o clima favorável, multiplica-se sementes de batata, mudas de bananeiras e de morango. É o único local do país a fazer a micropropagação em laboratório com as mudas de morango.
O engenheiro agrônomo e sócio de uma empresa de biotecnologia vegetal em Andradas, Marcio de Assis, explica que a técnica proporciona diversos aspectos ao produtor na hora de cultivar. “Maior produtividade, resistência a doenças, menos uso de agrotóxicos, melhor controle de produção e menos adubo” expõe Marcio. Permite ainda a clonagem de plantas e mudas de forma rápida e em larga escala, visando o plantio comercial.
PROCESSO – Plantas em aclimatação em estufas
Muitas empresas recorrem à biotecnologia para obter plantas que produzem mais em um curto espaço de tempo, e com maior qualidade, com plantações uniformes.
O fácil manuseio, o plantio rápido e a possibilidade de enviar mudas a qualquer local do país, até mesmo por correio, atrai os produtores. Marcio explica que a produtividade vai depender de vários fatores, que incluem o cuidado no manejo e na organização.
Transporte – As mudas podem chegar a qualquer lugar do Brasil
O Futuro da Agricultura
O Brasil é um dos países que se destaca no cenário mundial da biotecnologia vegetal, contando com vários centros de pesquisa e trabalhos que tem dado reconhecimento. Os impactos da biotecnologia na agricultura nacional são imensos, seja vegetal ou animal.
No campo ela tem suas vantagens, permitindo o aumento de 30% à 40% na produtividade, com a promessa de o custo de produção ser menor. As desvantagens ficam por conta dos grandes investimentos e a contratação de mão de obra específica.
Para o professor e especialista em biotecnologia em plantas, Wellington Marota, a técnica pode ser considerada sustentável, pois não usa defensivos agrícolas. Também possibilita o enriquecimento de alimentos com vitaminas. “O arroz dourado é um exemplo em betacaroteno e vitamina A. A deficiência desses elementos causa cegueira. Então, este arroz veio para solucionar tal problema” revela Marota, que defende, “A biotecnologia é uma alternativa para o futuro, porque podemos ter escassez de alimentos”.
DESENVOLVIMENTO – É no laboratório onde acontece a multiplicação, em larga escala, em processo in vitro