Fundação tem como Meta Preservar e Levar Conhecimento Acerca do
Meio Ambiente de Poços e Região
Por Luís Claudio Caldas
foto destaque: Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas/redes sociais
Muitos não sabem, mas a flora presente em meio as montanhas que cerca Poços de Caldas, Andradas e Caldas, divisa com o estado de São Paulo, é muito rica, mas está tem sido ameaçada. Para preservar este ecossistema importante que é o Planalto de Poços, o Jardim Botânico se torna um refúgio, local onde são realizados a conservação, regeneração, pesquisa, educação ambiental e proteção das espécies presentes na região.
A Fundação é uma autarquia municipal, criada em 2003. Se estende por 45 hectares, contando com jardins, estufas e laboratórios. O arboreto, como é chamado o jardim, é uma coleção viva formada por árvores, plantas e vegetação nativas do Planalto, com aproximadamente mais de 3 mil espécies. “Elas funcionam como um banco genético, por exemplo, se a gente pensar no futuro, se acontecer alguma catástrofe, ou se porventura, nas áreas naturais, não existirem mais essas árvores, a gente tem condições de produzir elas a partir da semente aqui do Jardim botânico” explica a diretora Ângela Liberali Pinheiro
ARBORETO – trilhas de educação e conhecimento ambiental em meio a flora e colmeias
O crescimento desordenado das cidades, invasão de espécies não nativas, entre outras causas, provoca a destruição da natureza local. Mais de cinquenta espécies estão ameaçadas de extinção na região atualmente, como a rara orquídea Cyrtopodium lamellaticallosum, achada somente em dois lugares do Brasil, segundo a Fundação. Para conservar, o Jardim Botânico tem cultivado, pesquisado e produzido. O trabalho começa com os pesquisadores indo a campo coletar as sementes de plantas que estão com algum risco ou que precisam ser cuidadas. Depois são levadas ao laboratório onde vão germinar através de uma técnica in vitro. Após se desenvolverem nas estufas são devolvidas ao meio ambiente. Este processo de pesquisa começa aos poucos dar resultado diante das ameaças de extinção, como a micropropagação em laboratório de um tipo de capim natural da nossa região.
DO CAMPO AO LABORATÓRIO – Propagação e Produção de Espécies Nativas
No herbário, tipo de uma ‘biblioteca’, uma coleção de mais de 6 mil exemplares de plantas catalogadas, que já foram identificadas na região, ficam em um ambiente totalmente controlado, guardadas secas e prensadas em folhas de papel. O herbário do Jardim de Poços passou a integrar neste ano o sistema de gerenciamento de coleções, o JABOT, em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A Fundação também publica a revista científica Regnellea Scientia, disponibilizada de forma gratuita na internet, com o propósito de divulgar trabalhos científicos de pesquisadores do Brasil e do mundo.
Herbário – Uma grande biblioteca vegetal
Doação ao Meio Ambiente
Com o objetivo de reconstruir a flora do Planalto de Poços com plantas nativas, o trabalho desenvolvido pelo Jardim Botânico vai além de seus limites, promovendo o programa de doação de mudas. Dos viveiros, que tem a capacidade de produzir anualmente 10 mil mudas, é que elas saem. Através de permuta, as pessoas podem levar para casa, em troca, fazem uma doação para ajudar na produção, como calcário, esterco, terra, entre outros.
As mudas do Jardim também vão arborizar a cidade de Poços. A doação para a Prefeitura da cidade faz parte de um Termo de Cooperação Técnico-Científico. 15 mil mudas devem ser plantadas em todo o município até o final de 2024.
DOAÇÃO DE MUDAS – Ajuda no Reflorestamento da Cidade e das Florestas
(foto: Prefeitura de Poços de Caldas)
Jardim Medicinal
Parte da coleção do Jardim é dedicada a Etnobotânica, plantas medicinais e alimentícias não convencionais. Reunindo 250 variedades espécies medicinais, está instalada junto com a Casa de Cultura Caipira no Jardim Botânico. É um resgate ao conhecimento e a tradição dos povos antigos, que se utilizavam destas como forma de remédios, para rituais religiosos e também no trabalho criativo e na alimentação.
Através de um programa municipal, a Farmácia Viva, as pessoas podem solicitar as mudas de plantas medicinais. Pode fazer o pedido de quais precisa e esperar um prazo de 20 dias para a produção, ou escolher outras por meio de uma lista das que estão disponíveis. Segundo a Fundação, este tipo de doação teve um aumento nos últimos anos.
PLANTAS MEDICINAIS E CASA DA CULTURA CAIPIRA – Tradição e Remédio que Vem da Terra
Visitação e Educação
O Jardim Botânico recebe anualmente mais de 6 mil visitantes, sem contar os estudantes e pessoas de outras instituições da comunidade em geral que aprendem melhor sobre o meio ambiente local. Mais do que visitação, o que se faz durante o trajeto é uma educação ambiental, um dos objetivos do Jardim Botânico. “Acho que o papel importante da fundação, nesses últimos 5 anos, tem sido o expressivo trabalho da equipe de educação ambiental para explicar realmente a importância da fundação para as crianças, e conseguirem entender como a gente pode melhorar a continuidade dessas plantas no ambiente” destaca Ângela.
As trilhas levam em meio a exemplares de árvores e vegetação, algumas ameaçadas, outras pouco conhecidas, que reproduz a flora regional. Em contato com a natureza conhece mais de perto biomas importantes, como os campos de altitude. É possível também observar as abelhas sem ferrão que ficam em colmeias ao longo do trajeto. Nas estufas se recria as condições de ambientes naturais, servindo de abrigo e proteção para bonsais, e plantas típicas do clima tropical, algumas com algum grau de extinção, como o capim ANTHAENANTIOPSIS FIEBRIGII, a bromélia DYCKIA DISTACHYA e o Palmito Juçara.
ESTUFAS – Abrigo, Proteção e Conservação de Plantas Ameaças ou Pouco Conhecidas
Novas Melhorias
No momento o Jardim Botânico está fechado para a visitação, pois passa por uma reforma que vai trazer melhorias para funcionários e visitantes. Segundo a diretoria o local deve receber pavimentação e pintura do prédio principal. A obra não tem um prazo definido para acabar.
Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas
Rua Paulo de Oliveira – 320 – Parque Véu das Noivas
Tel: (35) 3715 – 6054
Email: daf.fjbpc@gmail.com
Contato de Doação de Mudas: mudas.jbpocos@gmail.com